Curiosidades

Você Sabia?

Em 1963, a Petrobras contratou profissionais russos para avaliar a situação da exploração e produção do petróleo. O resultado ficou conhecido como “Relatório Russo”. O documento reconhecia o potencial da Petrobras, mas fazia ressalvas aos métodos exploratórios e de perfuração utilizados. Também destacava a importância de fomentar as investigações científicas para um desenvolvimento rápido e bem-sucedido da indústria de petróleo. Foi recomendada a criação de um centro semelhante ao Instituto Científico e Tecnológico de Petróleo, criado na Índia em 1962, pois a Petrobras contava com engenheiros e técnicos capazes de resolver os problemas da indústria petrolífera.

+ Mais

Petrolês

Barril
Unidade de volume equivalente a 158,98 litros.

Casa do cachorro
Casinha (escritório) do sondador.

Lama de perfuração
Mistura de diversos componentes utilizada durante a perfuração de um poço de petróleo, com o objetivo de manter a pressão superior às das formações atravessadas e evitar que as paredes do poço desmoronem.

Xistoleiro
Funcionário que trabalha na Unidade de Negócio de Xisto, em São Mateus do Sul (PR).

+ Mais

Só Rindo

O funcionário da Petrobras sabe que alimentação é por conta da empresa. Mas o contratado não sabe. Então, dizem: ”Olha, você não pode almoçar, não. Você só tem direito à sopa. Não tem mais direito a nada, porque senão a empresa vai descontar o almoço de você. Passou um dia, passaram três, quatro, e o camarada tomando sopa. No quinto dia, uma alma caridosa ficou com pena dele e falou: “Não, rapaz! Isso é brincadeira.” Ele ficou chateado, mas depois aceitou a brincadeira porque é uma forma de quebrar o gelo.Alex de Souza Barcelos, Rio de Janeiro (RJ), 1967 – Técnico em Enfermagem/Reduc 

+ Mais